A importância da Adaptação Curricular
para Crianças que apresentam um quadro de TDAH co- morbidades
Precisamos
urgentemente compreender a importância
da adaptação curricular para crianças com TDAH (Transtorno
do Déficit de Atenção com Hiperatividade) com suas co- morbidades e isso
não é um mentira e nem frescura, é algo muito
sério. Quando uma criança apresenta dois ou mais transtornos
comportamentais, utilizamos o termo co-morbidades. Esse acontecimento não é raro
em crianças com TDAH (Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade).
O diagnóstico do TDAH é clinico e
está baseado no questionário DSM V, e deve ser realizado e diagnosticado
somente por psiquiatra, neurologista ou neuropediatra. Segundo a OMS o
TDAH é um m Transtorno que possui algumas características entre elas: a
desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, essas por sua vez podem
trazer algumas dificuldades escolares e emocionais,
Segundo OMS o TDAH afeta 5% da
população mundial, é algo que deve ser levado muito a sério, não podemos fingir
que ele não existe, pois essas crianças necessitam de apoio e compreensão e
principalmente do tratamento correto.
Dentro das co- morbidades encontramos:
TOD, TC e TT. TOD: Transtorno de oposição e desafio (desafiador), a criança com
TOD apresenta restrição a qualquer autoridade, seja pai, mãe, tio, avó e até
mesmo o professor. Lembrando nem toda a criança com TDAH tem TOD, o que
acontece é uma frequência maior em crianças com TDAH. TOD e TDAH ambos afetam a
aprendizagem por diversos motivos, o tratamento TDAH associado ao TOD deve
acontecer em dois sentidos: a) Psicoterapia, acompanhamento psicopedagógico e
neuropsicológico. b) Utilização de medicamentos, lembrando a medicação só pode
ser passada pelo neurologista infantil, os medicamentos mais utilizados são
metilfenidato ou risperidona. TC: Transtorno de conduta, é menos frequente que
o TOD em crianças com TDAH, porém pode acontecer. As características principais
de TC são agressão verbal, física, o comportamento dessa criança desrespeita os
direitos básicos das outras. No caso do TC não se utiliza metilfenidato (deve
se evitar o máximo possível). Existe uma opção além da psicoterapia para o TC,
que é a utilização da medicação Bupropina. TT Transtorno de tiques, considerado
movimentos complexos, ou ainda vocais. Nem toda TDAH tem o TT associado, porém
deve ser investigado.
Lembrando que a equipe
multidisciplinar é fundamental, pois cada qual desenvolve o seu trabalho,
exemplos: neuropsicologia é a ciência que estuda a conexão entre o sistema
nervoso e o cognitivo, psiquiatria: faz parte da ciência da medicina que estuda
os transtornos mentais, é também o profissional responsável para receitar
alguns medicamentos para o tratamento, a musicoterapia auxilia no tratamento de
alguns casos de complicação neurológica, psicologia e a pedagogia sempre
estiveram no processo de aprendizagem da criança, porém ambas as ciências
possuem suas especificações, fonoaudiologia: trabalha com a comunicação oral,
como a fala e audição, neurologia é a especialidade da medicina que estuda
Sistema Nervoso, psicomotricidade previne e realiza tratamentos que envolvem o
desenvolvimento corporal, otorrinolaringologista: é área da medicina que se
especializa em ouvido (Oto), nariz (rino) e laringe (laringo).
Cabe lembrar que todas as crianças têm
o direito ao tratamento correto, e não podem sofrer nenhum preconceito
principalmente em ambiente escolar, vale lembrar que a criação da lei de
Inclusão Brasileira aconteceu em 2015 (Lei
13.146/2015), e aqui no Estado do Paraná também temos a DELIBERAÇÃO N.º 02/03, e no artigo
Art. 5° As necessidades educacionais especiais são definidas pelos problemas de
aprendizagem apresentados pelo aluno, em caráter temporário ou permanente, bem
como pelos recursos e apoios que a escola deverá proporcionar objetivando a
remoção das barreiras para a aprendizagem. Sendo assim a adaptação curricular
deve acontecer, mesmo que muitas vezes não seja uma tarefa fácil, porém devemos
parar de achar os porquês e sim realizar um olhar mais diferenciado e humano
juntamente com a prática pedagógica.
Saliza Costa Pedroso
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela
Faculdade Doutor Leocádio José Correia (2008). Tem 13 anos de experiência na área de Educação, com
ênfase em Ensino-Aprendizagem Pós -Graduação Lato Sensu, Especialização em
Neuropsicologia e Aprendizagem.
Diversos cursos de extensão na área da Educação,
cursando Psicopedagogia Clinica e Institucioanal
http://professorasaliza.blogspot.com.br
Alguns artigos publicados no Portal da Educação entre
eles: https://www.portaleducacao.com.br
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/59232/conhecendo-um-pouco-do-tda-h-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.
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