terça-feira, 13 de maio de 2014

Afetividade na aprendizagem

Afetividade uma palavra tão simples que faz toda a diferença para aprendizagem de uma criança, pois ela interliga todos os aspectos do desenvolvimento infantil, tais como o moral, emocional, físico intelectual e o cognitivo.  
È importante refletir sobre a importância da afetividade para o desenvolvimento infantil, uma vez que é fundamental para as relações sociais da criança, pois através dela se manifestam sentimentos como: paixões, insatisfação, agrado, tristeza, alegria e conquistas, todos esses aspectos influenciam na socialização e no desenvolvimento físico, psicológico e intelectual da criança.
            A afetividade é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano, por esse motivo o professor não deve esquecer-se do seu papel na construção de uma sociedade melhor. Isso começa acontecer na educação infantil, com as crianças pequenas, que esperam muito do professor e principalmente, que ele dê asas à imaginação, que seja amigo, mas que não perca a autoridade.
            A maior responsabilidade do professor não é transmitir somente conteúdos, mas educar com responsabilidade, carinho, respeito e conhecimento, todos esses fatores interferem na formação de um ser humano integral. O professor deve sim trabalhar de forma afetiva, incluir o diálogo em sala e fundamental, pois a voz do professor diz muito para criança.
            A melhor maneira de mudar a sociedade que oprime as pessoas é investir na construção do ser humano integral, e o professor é um dos componentes fundamentais, pois a criança pode esquecer um dia o que ele ensinou a ela, mas não se esquecerá do seu sorriso, abraço, simplicidade, respeito, tom da voz e principalmente a maneira que o professor vê o aluno.
O verdadeiro professor deseja que o aluno o supere, pois assim terá realizado a sua missão de educar para vida, e para que seja completada é necessário muito conhecimento e afeto.
 Saliza Costa Pedroso

http://professorasaliza.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário