O cérebro é o órgão mais importante para
aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto
é de 1,3 até 1,6 Kg, e nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa
todas as etapas da aprendizagem.
Na
primeira infância (zero a três anos) ainda os neurônios não estão ligados em
rede, porém possuem esta habilidade. Conforme os estímulos que a criança
recebe, começa acontecer á formação da primeira rede neural.
A
curiosidade é vital ao ser humano, pois somos curiosos por natureza. O bebê
deseja explicar ambiente, um comportamento inato, pois tem necessidades
cognitivas.
O
bebê descobre os movimentos e a mobilidade dos dedos, da mão, dos braços e das
pernas, ele sente o toque, o frio e o calor. Essas novas experiências despertam
interesse, ele estará feliz e a sua curiosidade aumentará cada vez mais.
As
crianças muito aprendem depressa e acostuma-se às brincadeiras já
conhecidas, rapidamente perdendo o interesse inicial. Não devemos somente dar
à criança um brinquedo que logo conheça a cor e forma, devemos mostrar-lhe
novas possibilidade de entretenimento com ele, despertando a criatividade. Além
disso, a curiosidade dever ser estimulada com outros objetos menos familiares,
como por exemplo: panela, colher, pedaço de madeira, bola de pano, caixas,
texturas diferentes, embalagens vazias, revistas, tintas, objetos que
reproduzem sons diferentes, potes de plástico, terra, areia, cola, água, latas,
tapa de panelas, retalhos de tecido, esponja, almofadas, garrafas plástica
vazias, TNT, papelão, papel celofane colorido, rolos de papel toalha, tapete,
colchão, livros, tintas, folhas de papel, tudo isso é gera novas descobertas
para a criança.
Saliza Costa Pedroso
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