Conhecendo um pouco do TDA-H
(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
Conforme OMS, o TDA-H afeta 5% da
população mundial, é algo que deve ser levado muito a sério, não podemos fingir
que ele não existe, pois essas crianças necessitam de apoio e compreensão e
principalmente do tratamento correto.
A criança com TDA-H
(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), necessita de
acompanhamento pedagógico um pouco mais especializado, isso não quer dizer que
ela não vai aprender, pelo contrário ela vai aprender e muito, porém no
tempo dela e com os cuidados necessários tanto pedagógico como o psicológico.
TDA-H (Transtorno de Déficit de
Atenção e Hiperatividade) é um transtorno classificado como neurobiológico,
porém ainda não sabemos especificamente as causas. O diagnóstico do TDA-H
é clinico e está baseado no questionário DSM-IV e deve ser realizado somente
por psiquiatra, neurologista ou neuropediatra.
Os profissionais que
auxiliam no tratamento e na aprendizagem do TDA-H são: neurologistas,
psiquiatras, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos,
neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais e professores com especialização.
Hoje muitos professores
estão trabalhando com crianças com TDA-H, sabemos que não é um trabalho fácil,
mas precisamos buscar técnicas e soluções para esse desafio, temos que incluir
essas crianças em um ambiente escolar “sala de aula”, não podemos simplesmente
ignorar ou excluir, pois assim estaremos cometendo um terrível engano, pois
muitas delas são extremamente inteligentes e todas extraordinárias.
Algumas dicas para auxiliar pessoas que
convivem com crianças com TDA-H:
* Organização é fundamental, crie uma rotina diária
para criança;
* Trabalhe bastante a questão de repetição
(lembrando sempre das nossas redes neurais);
* Ensine a própria criança organizar o seu material
escolar;
* Trabalhar muito a questão de regras e combinados;
* Muito cuidado para que a criança não seja o
centro das atenções;
* Elogiar e confiar, mostrar para ela que é capaz;
* Reduza o período de televisão e computador,
brinque mais com a criança;
* Deixar a criança auxiliar em algumas tarefas da
casa e também em sala de aula (responsabilidade e confiança);
* Nunca fale palavras, como você é burro
ou bobo;
* Estimule a leitura (pedir para que a criança leia
em voz alta sempre que possível)
* Em sala de aula, o professor deve sempre avaliar
a qualidade e não a quantidade;
* Reconheça sempre o esforço da criança;
* Trabalhe sempre as regras de conduta;
* Trabalhar com antecedência o emocional da criança
quando houver mudança de rotina.
Crianças com TDA-H são incríveis, ensinam
muito sobre a vida, não deixe que o modismo crie um preconceito em você.
Saliza Costa Pedroso, Professora/Pedagoga/.
Esp.Neuropsicologia e aprendizagem
Cel: (41) 96647081
salipedroso@hotmail.com
http://professorasaliza.blogspot.com
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