domingo, 25 de janeiro de 2015


Conhecendo um pouco do TDA-H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) 

Conforme OMS, o TDA-H afeta 5% da população mundial, é algo que deve ser levado muito a sério, não podemos fingir que ele não existe, pois essas crianças necessitam de apoio e compreensão e principalmente do tratamento correto.

              A criança com TDA-H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), necessita de acompanhamento pedagógico um pouco mais especializado, isso não quer dizer que ela não vai aprender, pelo contrário ela vai aprender e muito, porém no tempo dela e com os cuidados necessários tanto pedagógico como o psicológico. 

            TDA-H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno classificado como neurobiológico, porém ainda não sabemos especificamente as causas. O diagnóstico do TDA-H é clinico e está baseado no questionário DSM-IV e deve ser realizado somente por psiquiatra, neurologista ou neuropediatra.

 Os profissionais que auxiliam no tratamento e na aprendizagem do TDA-H são: neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais e professores com especialização.

 Hoje muitos professores estão trabalhando com crianças com TDA-H, sabemos que não é um trabalho fácil, mas precisamos buscar técnicas e soluções para esse desafio, temos que incluir essas crianças em um ambiente escolar “sala de aula”, não podemos simplesmente ignorar ou excluir, pois assim estaremos cometendo um terrível engano, pois muitas delas são extremamente inteligentes e todas extraordinárias.

 Algumas dicas para auxiliar pessoas que convivem com crianças com TDA-H:

* Organização é fundamental, crie uma rotina diária para criança;

* Trabalhe bastante a questão de repetição (lembrando sempre das nossas redes neurais);

* Ensine a própria criança organizar o seu material escolar;

* Trabalhar muito a questão de regras e combinados;

* Muito cuidado para que a criança não seja o centro das atenções;

* Elogiar e confiar, mostrar para ela que é capaz;

* Reduza o período de televisão e computador, brinque mais com a criança;

* Deixar a criança auxiliar em algumas tarefas da casa e também em sala de aula (responsabilidade e confiança);

* Nunca fale palavras, como você é burro ou bobo;

* Estimule a leitura (pedir para que a criança leia em voz alta sempre que possível)

* Em sala de aula, o professor deve sempre avaliar a qualidade e não a quantidade;

* Reconheça sempre o esforço da criança;

* Trabalhe sempre as regras de conduta;

* Trabalhar com antecedência o emocional da criança quando houver mudança de rotina.

 Crianças com TDA-H são incríveis, ensinam muito sobre a vida, não deixe que o modismo crie um preconceito em você.

 

Saliza Costa Pedroso, Professora/Pedagoga/.
Esp.Neuropsicologia e aprendizagem
Cel: (41) 96647081
salipedroso@hotmail.com
http://professorasaliza.blogspot.com
 

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