domingo, 25 de janeiro de 2015

 Dificuldades que devem ser investigadas no primeiro ano do Ensino Fundamental I

Aprender a ler não é processo isolado, mas sim complexo, pois envolve diversas áreas do encéfalo. Quando a criança realiza essa atividade, ela processa informações auditivas, visuais, fala concentração, identificação das letras (giro frontal inferior, parietotemporal e occipitotemporal).
 Sabemos que ler e escrever são atividades fundamentais para vida escolar, quando esse processo apresenta alguma falha, devemos ficar atento, pois elas podem ocorrer de diversas maneiras, acompanhadas pedagógico, emocional e principalmente o neurológico. Dentro da disfunção neurológica a mais comum é a dislexia. 
 Dislexia se caracteriza pelo comprometimento de desenvolvimento de habilidade de palavras e compreensão da leitura (DSM-IV). Diferente do que muitos pensam a dislexia é um distúrbio neurológico que muitas vezes é diagnosticada em pessoas adultas e crianças com potencial intelectual normal.
 A dislexia interfere na escrita e na leitura, existem várias pessoas que são disléxicas e tem uma vida normal, pois o tratamento é educacional (reeducação da linguagem escrita), mas o diagnóstico é clínico. 
Dentro de Matemática encontramos: Acalculia é perde de executar raciocínio aritmético assim como também de resolver cálculos, ela é causada por lesões nos hemisférios cerebrais.
Discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a nossa relação com os números e os conceitos matemáticos, apresentado dificuldades especificas. Essas aparecem de diversas maneiras: leitura de termos, símbolos, quantidades, números, comparação, compreensão de conceitos
matemáticos, execução de cálculos e operações numéricas.
As causas de dificuldade em relação à matemática podem ser:
a) Neurológica, dentro desse quadro podemos classificar: 1) Acalculia e discalculia.
(2) Epilepsia, TDAH, disfasia, dislexia, síndrome de Turner, síndrome do x frágil e também outras causas neurológicas.
b) A não neurológica: fatores sociais, emocionais e escolares.
 Porém qualquer que seja a causa da dificuldade deve - se procurar ajuda especializada, nunca tirar conclusões precipitadas.
Também não podemos simplesmente fechar os olhos para as dificuldades de aprendizagem e querer tampar o sal com a peneira, elas existem e devem ser levadas a sério.

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