domingo, 25 de janeiro de 2015

 Dislexia 
 Hoje sabemos que a leitura e escrita são fundamentais para a aprendizagem e que ambas envolve um processo complexo, como: a linguagem escrita as diversas memórias, a organização motora, assim como também a mental. Podemos dizer também que a leitura e escrita dependem da motivação, maturação neurológica, instrução e prática.
 Para compreendermos o processo da leitura devemos entender o conceito neural desse acontecimento.  a) Acontece o processo visual de toda a palavra. b) Ocorre o processamento ortográfico lexical (que envolve o córtex temporal, frontal e pariental,todos localizados nos hemisférios cerebrais). c) Acontecimento fonológico lexical ocorre no giro temporal, em seguida o sublexical e por último o processo semântico. Nesse processo participam as principais áreas anatômicas da linguagem: a) Área de Broca, área Brodmann que são responsáveis por o planejamento oral e motor da linguagem. b) Área de Wernicke que se localiza no lobo temporal (o lobo temporal é sensitivo e possui diversas funções:olfato, memória, social e as informações auditivas) . c) Lobo frontal realiza diversas funções entre elas: planejamento da fala “área de Broca”, controle de humor, movimento do corpo. Na criança esse lobo só completa a sua maturação por de seis e sete anos. d) Existem outros pontos importantes para escrita e leitura entre eles: circunvolução supramarginal (lobo pariental que é sensitivo). e) Fascículo arqueado que liga área de Broca e Wernicke. f) Circunvolução angular também conhecida como prega curva que á área 39 Brodmann.
 Aprender a ler não é processo isolado, mas sim complexo, pois envolve diversas áreas do encéfalo. Quando a criança realiza essa atividade, ela processa informações auditivas, visuais, fala concentração, identificação das letras (giro frontal inferior, parietotemporal e occipitotemporal).
 Sabemos que ler e escrever são atividades fundamentais para vida escolar, quando esse processo apresenta alguma falha, devemos ficar atento, pois elas podem ocorrer de diversas maneiras, acompanhadas pedagógico, emocional e principalmente o neurológico. Dentro da disfunção neurológica a mais comum é a dislexia. 
 Dislexia se caracteriza pelo comprometimento de desenvolvimento de habilidade de palavras e compreensão da leitura (DSM-IV). Diferente do que muitos pensam a dislexia é um distúrbio neurológico que muitas vezes é diagnosticada em pessoas adultas e crianças com potencial intelectual normal.
 A dislexia interfere na escrita e na leitura, existem várias pessoas que são disléxicas e tem uma vida normal, pois o tratamento é educacional (reeducação da linguagem escrita), mas o diagnóstico é clínico. 
 Por esse motivo quando uma criança apresenta alguma falha no inicio de sua alfabetização, devemos verificar as origens desse acontecimento, para que não ocorra marginalização ou até mesmo a desmotivação pela busca do conhecimento, pois um dos mais famosos gênios da nossa história Albert Einstein era disléxico, ele sofreu no início de sua vida acadêmica, não vamos cometer esses erros que podem trazer grandes prejuízos para o nosso futuro, vamos refletir se Einstein fosse estimulado desde criança imagina o quanto mais ele teria feito. “Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita” (Albert Einstein)

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