domingo, 25 de janeiro de 2015

A aprendizagem e seus caminhos
A aprendizagem, faz parte do ser humano, e ela está presente na nossa vida, ou seja podemos aprender a vida inteira de diferentes formas e maneiras.
O processo de aprendizagem começa acontecer no momento da formação sistema nervoso central, em seguida, consequentemente o aprendizado escolar faz parte dessa história. 
Hoje compreendemos que o ato de aprender depende do sistema nervoso central, desde seus aspectos estruturais, anatômicos, como também os diferentes estilos de aprendizagem que estão diretamente ligados ao sistema nervoso central. Os estilos são:
a) Visual
Acontece por meio da observação, ativa mais o lobo occipital (visão). A criança com esse estilo de aprendizagem desenvolve habilidades como ler, fazer resumos e tem uma grande facilidade com mapas, além disso, sua ortografia é muito boa.
b) Auditivo
 Acontece por meio de explicações orais (córtex auditivo), a criança com esse estilo tem facilidade com as palavras, gosta de música, possui uma boa memória auditiva e tem facilidade em lembrar nomes. Utiliza com mais frenquencia  o hemisfério direito para  compreensão musical   e reconhecimento de pessoas. Porém essa criança pode apresentar dificuldades ortográficas.
c) Cinestésico
 A aprendizagem acontece por meio de atividades físicas e manipulação, são geralmente
curiosos, lembram as impressões gerais e não os detalhes.
 A criança com esse estilo tem tendência erros em relação á ortografia. As explicações com recursos visuais e auditivos não despertam nenhum interesse á ela.
   Apesar dos estilos existem crianças que desenvolvem o visual, auditivo e cinestésico, ou somente dois dos três estilos, cada criança tem o seu, e todos os estilos de aprendizagem estão diretamente ligado ao sistema nervoso central.
O outro exemplo que nos mostra que SNC é responsável pela aprendizagem é processo alfabetização que acontece em duas áreas primordiais, a primeira área de Broca (produção da fala articulada) que está localizada no lobo frontal a segunda área de Wernicke (compreensão da fala)  se localiza no lobo temporal, além disso a alfabetização está associada ao visual, auditivo, parietal e a escrita que esta interligada ao cerebelo .  
As etapas cognitivas também interferem na aprendizagem.
a) Percepção: recebe a informação fornecendo o significado.
b) Memória: registra essa informação. Existe a memória temporária e memória de trabalho que é responsável em tempo real. A consolidação da memória acontece no lobo temporal e no hipocampo, atuação dela nessas duas áreas facilita o reconhecimento das informações importantes.
c) Funções executivas: processa os elementos da informação, pois são habilidades que permitem o conjunto de ações voluntárias guiadas para metas intelectuais e emocionais. Essa função está  interligada ao córtex pré frontal, dependendo assim do amadurecimento e do estímulo que recebe, podemos dizer que esta  função esta ligada as estratégias pedagógicas para aprendizagem.
d) Funções expressivas: resposta.
Assim podemos concluir que a aprendizagem possui diversos caminhos e maneiras e que o cognitivo, afetivo e o motor interferem sim na aprendizagem juntamente com sistema nervoso central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário