terça-feira, 18 de agosto de 2015


 Os eventos químicos e fisiológicos estão á todo momento presente no processo de aprendizagem

O termo aprendizagem corresponde o desenvolvimento do ato de aprender e as modificações neurais. Fazendo um olhar pedagógico é a habilidade e capacidade de assimilar algo novo e tornando assim significativo.

Todo o processo do desenvolvimento da aprendizagem acontece no Sistema Nervoso Central, pois esse processo também corresponde á ampliação do conhecimento familiar para o conhecimento formal.

Sabemos que aprendizagem se processa no Sistema Nervoso central (SNC), para compreendermos o funcionamento do SNC é necessário conhecer as formas e os níveis que ele se apresenta, desde o nível anatômico, histológico, celular e bioquímico.

Assim podemos concluir SNC deve ser visto de um modo multinivel sem nenhuma hierarquia, pois o processo da aprendizagem ocorre em vários níveis se tronando algo complexo. Então não podemos nos prender somente nos dados macroscópicos no momento da aprendizagem.

A histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas fundamentais para o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são responsáveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabemos que atualmente possuímos 100 bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os neurônios possuem uma atividade especial a capacidade de aprender, cada neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100 mil impulsos por segundo.

Os neurônios se comunicam através da neurotransmissão química e elétrica. A neurotransmissão química está conectada diretamente a aprendizagem já elétrica está relacionada ao desenvolvimento neuropsicomotor que interfere no aprender.

Podemos compreender assim que os eventos químicos e fisiológicos estão á todo momento presente no processo de aprendizagem.

As células gliais (gliócito) se modificam no momento que recebemos alguma informação nova, exemplo: no momento da alfabetização a crianças recebe vários estímulos e conceitos sobre a escrita e leitura, nesse exato momento acontece modificações nas células nervosas.

As células nervosas e o desenvolvimento do SNC e seus hemisférios começa acontecer na gestação e por várias etapas como: identidade neural, formação de circuitos neurais e mielinização.

Todas essas etapas se iniciam - se na gestação e são responsáveis diretamente na aprendizagem, exemplo: a mielinização é um tipo de gordura isolante, que não permite a perda de informações entre as células neurais. A mielinização inicia-se no quinto mês de gestação e finaliza- se depois dos 20 anos de idade, um fator que influência a mielinização é alimentação.   No processo de aprendizagem todo o SNC está envolvido, mas existem pontos fundamentais para a prática pedagógica, como os hemisférios cerebrais que está cem por cento interagindo na aprendizagem.

Cada hemisfério possui sua função, apesar disso não podemos esquecer que para compreender a aprendizagem necessitamos ver o SNC como modo multinivel que envolve a cognição.

As meninges também são estruturas que contribui para o processo de aprendizagem, elas que dão forma e sustentação para SNC. Há três tipos de meninges a dura - máter, aracnóides e pia- máter. A dura – máter é externa e mais espessa. Já pia- máter protege o cérebro, realiza a oxigenação celular e nutrição.

 

 

 

 

 

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