Os eventos químicos e fisiológicos estão á
todo momento presente no processo de aprendizagem
O
termo aprendizagem corresponde o desenvolvimento do ato de aprender e as
modificações neurais. Fazendo um olhar pedagógico é a habilidade e capacidade
de assimilar algo novo e tornando assim significativo.
Todo
o processo do desenvolvimento da aprendizagem acontece no Sistema Nervoso
Central, pois esse processo também corresponde á ampliação do conhecimento familiar
para o conhecimento formal.
Sabemos
que aprendizagem se processa no Sistema Nervoso central (SNC), para
compreendermos o funcionamento do SNC é necessário conhecer as formas e os
níveis que ele se apresenta, desde o nível anatômico, histológico, celular e
bioquímico.
Assim
podemos concluir SNC deve ser visto de um modo multinivel sem nenhuma
hierarquia, pois o processo da aprendizagem ocorre em vários níveis se tronando
algo complexo. Então não podemos nos prender somente nos dados macroscópicos no
momento da aprendizagem.
A
histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas fundamentais para
o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são responsáveis para
o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabemos que atualmente possuímos 100
bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os
neurônios possuem uma atividade especial a capacidade de aprender, cada
neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100
mil impulsos por segundo.
Os
neurônios se comunicam através da neurotransmissão química e elétrica. A
neurotransmissão química está conectada diretamente a aprendizagem já elétrica
está relacionada ao desenvolvimento neuropsicomotor que interfere no aprender.
Podemos
compreender assim que os eventos químicos e fisiológicos estão á todo momento
presente no processo de aprendizagem.
As
células gliais (gliócito) se modificam no momento que recebemos alguma
informação nova, exemplo: no momento da alfabetização a crianças recebe vários
estímulos e conceitos sobre a escrita e leitura, nesse exato momento acontece
modificações nas células nervosas.
As
células nervosas e o desenvolvimento do SNC e seus hemisférios começa acontecer
na gestação e por várias etapas como: identidade neural, formação de circuitos
neurais e mielinização.
Todas
essas etapas se iniciam - se na gestação e são responsáveis diretamente na
aprendizagem, exemplo: a mielinização é um tipo de gordura isolante, que não
permite a perda de informações entre as células neurais. A mielinização
inicia-se no quinto mês de gestação e finaliza- se depois dos 20 anos de idade,
um fator que influência a mielinização é alimentação. No processo de aprendizagem todo o SNC está envolvido, mas existem
pontos fundamentais para a prática pedagógica, como os hemisférios cerebrais
que está cem por cento interagindo na aprendizagem.
Cada
hemisfério possui sua função, apesar disso não podemos esquecer que para
compreender a aprendizagem necessitamos ver o SNC como modo multinivel que
envolve a cognição.
As
meninges também são estruturas que contribui para o processo de aprendizagem,
elas que dão forma e sustentação para SNC. Há três tipos de meninges a dura -
máter, aracnóides e pia- máter. A dura – máter é externa e mais espessa. Já
pia- máter protege o cérebro, realiza a oxigenação celular e nutrição.
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