A neuroquímica da
aprendizagem
O sistema nervoso está divido em: SNC (sistema nervoso central) e
SNP (sistema nervoso periférico) são constituídos pela medula espinhal e pelo
encéfalo. O SNP é constituído por vários gânglios nervosos, formando assim uma
rede de nervos.
Hoje
sabemos que o processo de aprendizagem ocorre no encéfalo lembrando ele que
está ligado diretamente ao SNC (sistema nervoso central). Porém a aprendizagem não ocorre somente em uma determinada
área, mas sim em diversos locais do encéfalo. Conforme os estudos da neurobiologia,
a aprendizagem nada mais é que modificações neurais conhecida como Engrama (conexões
de neurônios, sinapses e circuito neural).
A histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas
fundamentais para o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são
responsáveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabemos que
atualmente possuímos 100 bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e
formatos, além disso, os neurônios possuem uma atividade especial a capacidade
de aprender, cada neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada
conexão recebe 100 mil impulsos por segundo.
Os neurônios se comunicam através das sinapses (neurotransmissão)
químicas e elétricas. A neurotransmissão química está conectada diretamente a
aprendizagem já elétrica está relacionada ao desenvolvimento neuropsicomotor
que interfere no aprender.
As células gliais (gliócito) se modificam no momento que recebemos
alguma informação nova, exemplo: no momento da alfabetização a crianças recebe
vários estímulos e conceitos sobre a escrita e leitura, nesse exato momento
acontece modificações nas células nervosas.
As modificações nas estruturas e funções de conexão neural estão
dividas no sistema conhecido como Luria. Conforme neurologista Luria possuímos
três unidades funcionais.
A primeira unidade funcional de Luria ou de vigília: è o botão de
ligar (ação mental) e as alterações nessa primeira unidade causam desatenção.
Essa unidade e localiza no tronco encefálico.
A segunda unidade
funcional de Luria é composta pelos lobos pariental occipital e temporal,
corresponde à recepção e armazenamentos de informações. Ela também é
subdividida em área: primária, secundária e terciária e se relacionam com
audição, visão e tátil.
Área primária está ligada a visão, audição e área secundária. As
secundárias são conectadas as primárias e também processam as informações recebidas.
Já a terciária realizam trabalho multissensorial, onde se organiza o espaço,
tempo, cálculo e a linguagem.
A terceira unidade funcional de Luria é constituída pelos lobos
frontal e pré frontal corresponde atividade de planejamento.
Lembrando que o encéfalo é um conjunto diretamente ligado
ao tronco cerebral, sistema límbico, cérebro e cerebelo. Segundo Metring (2011)
“... chamaremos de encéfalo tudo o que está dentro da caixa craniana, incluindo
o cérebro.” O cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o
mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto é de 1,3 até 1,6 Kg, e
nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa todas as etapas da
aprendizagem, ele é constituído de uma massa rica de neurônios e células gliais
e dividido em dois grandes hemisférios. Podemos concluir que a aprendizagem é
algo fantástico e complexo.
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