terça-feira, 18 de agosto de 2015


A neuroquímica da aprendizagem

O sistema nervoso está divido em: SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema nervoso periférico) são constituídos pela medula espinhal e pelo encéfalo. O SNP é constituído por vários gânglios nervosos, formando assim uma rede de nervos.

Hoje sabemos que o processo de aprendizagem ocorre no encéfalo lembrando ele que está ligado diretamente ao SNC (sistema nervoso central). Porém a aprendizagem não ocorre somente em uma determinada área, mas sim em diversos locais do encéfalo. Conforme os estudos da neurobiologia, a aprendizagem nada mais é que modificações neurais conhecida como Engrama (conexões de neurônios, sinapses e circuito neural).

A histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas fundamentais para o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são responsáveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabemos que atualmente possuímos 100 bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os neurônios possuem uma atividade especial a capacidade de aprender, cada neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100 mil impulsos por segundo.

Os neurônios se comunicam através das sinapses (neurotransmissão) químicas e elétricas. A neurotransmissão química está conectada diretamente a aprendizagem já elétrica está relacionada ao desenvolvimento neuropsicomotor que interfere no aprender.

As células gliais (gliócito) se modificam no momento que recebemos alguma informação nova, exemplo: no momento da alfabetização a crianças recebe vários estímulos e conceitos sobre a escrita e leitura, nesse exato momento acontece modificações nas células nervosas.

As modificações nas estruturas e funções de conexão neural estão dividas no sistema conhecido como Luria. Conforme neurologista Luria possuímos três unidades funcionais.

A primeira unidade funcional de Luria ou de vigília: è o botão de ligar (ação mental) e as alterações nessa primeira unidade causam desatenção. Essa unidade e localiza no tronco encefálico.

            A segunda unidade funcional de Luria é composta pelos lobos pariental occipital e temporal, corresponde à recepção e armazenamentos de informações. Ela também é subdividida em área: primária, secundária e terciária e se relacionam com audição, visão e tátil.

Área primária está ligada a visão, audição e área secundária. As secundárias são conectadas as primárias e também processam as informações recebidas. Já a terciária realizam trabalho multissensorial, onde se organiza o espaço, tempo, cálculo e a linguagem.

A terceira unidade funcional de Luria é constituída pelos lobos frontal e pré frontal corresponde atividade de planejamento.

            Lembrando que o encéfalo é um conjunto diretamente ligado ao tronco cerebral, sistema límbico, cérebro e cerebelo. Segundo Metring (2011) “... chamaremos de encéfalo tudo o que está dentro da caixa craniana, incluindo o cérebro.” O cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto é de 1,3 até 1,6 Kg, e nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa todas as etapas da aprendizagem, ele é constituído de uma massa rica de neurônios e células gliais e dividido em dois grandes hemisférios. Podemos concluir que a aprendizagem é algo fantástico e complexo.

 

 

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