terça-feira, 18 de agosto de 2015


Medicações e aprendizagem

            O uso de medicações vem aumentando cada vez mais na sociedade, porém devemos ficar atentos, pois existem medicamentos que interferem diretamente na aprendizagem, e quando há essa interferência existem estratégias que devem ser utilizadas tanto na criança, como no adolescente e adulto, além das medicações podemos utilizar outras formas de terapias pois  e multiterapia(psicologia,pedagogia,neurologia,psicopedagogia,psquiatria,psicomotricidade,musicaterapia,fono)é ferramenta indispensável para compreendermos o processo de aprender além de auxiliar todo o tratamento.

Quando utilizamos algum medicamento sempre devemos ficar de olho porque se utilizarmos outro medicamento em seguida pode acontecer uma interação medicamentosa, essa interação nada mais é que um medicamento (droga) interfere na atuação de outro medicamento (droga) essa simples combinação dá origem a diversos resultados podendo assim potencializar uma droga ou outra. Devemos esperar em torno de 60 minutos para ingerir, pois o medicamento leva em torno de 20 minutos só no estômago, e para finalizar todo o processo leva em torno de 1 hora, por esse motivo devemos fazer um intervalo de medicamentopara não ocorrer uma interação medicamentosa.No caso da Vodka (álcool) que também é uma droga, se ingerimos em seguida qualquer medicação acontece uma interação medicamentosa,exemplo: no casoRivotril que é um tranquilizante o individuo pode potencializar o efeito do medicamento causando assim danos a sua saúde.

Em geral os antidepressivos tricíclicos são utilizados para melhorar do humor, porém eles trazem efeitos adversos para aprendizagem como: no inicio do tratamento sedação e sonolência. Depois de um tempo agitação, insônia, tremores nas mãos e dificuldade na concentração, todos esses fatores interferem no processo de aprendizagem.

O metilfenidato (Ritalina Ritalina La, Concerta) possuem efeitos em curto prazo e longo prazo. Esses efeitos interferem naaprendizagem, dois exemplos: insônia, ansiedade, pesadelo, choro, tristeza, falta de apetite, euforia, desinteresse entre outros.O processo de aprendizagem é cognitivo é a memória e fundamental para que isso aconteça, uma criança que sofre de insônia prejudica a sua memória.Uma criança que apresenta ansiedade e euforia não consegue se concentrar em algo que está realizando, a leitura é algo que exige atenção, concentração e calma (emocional), principalmente no período de alfabetização onde a criança está iniciando o processo de leitura e escrita.

O uso desses medicamentos: Fenitoina, Hidantoinas ou Carbamazepina é para controlar convulsões ebipolaridadepor esse motivo age diretamente no córtex motor. Causando assim perda de equilíbrio e coordenação motora e problemas com a memória. Lembrando que a memória de longo prazo é fundamental para armazenamento, sendo assim essa memória é fundamental para aprendizagem. Uso do medicamento Carbamazepina causa problemas com: memorização e atividades motoras “coordenação e equilíbrio”, porém existem estratégias pedagógicas entre elas:

·         Coordenação grossa: correr, bater palmas e saltar.

·         Coordenação fina: recortar, colar, massa de modelar, escrever/movimento de pinça epintar.

·         Brincadeiras/ atividades recreativas.

·         Trabalhar relação entre a leitura ”escrita” e a imagem.

·         Ditado recortado, e Leitura com gestos.

 

 

 

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