Medicações e aprendizagem
O uso de medicações vem aumentando
cada vez mais na sociedade, porém devemos ficar atentos, pois existem
medicamentos que interferem diretamente na aprendizagem, e quando há essa
interferência existem estratégias que devem ser utilizadas tanto na criança,
como no adolescente e adulto, além das medicações podemos utilizar outras
formas de terapias pois e
multiterapia(psicologia,pedagogia,neurologia,psicopedagogia,psquiatria,psicomotricidade,musicaterapia,fono)é
ferramenta indispensável para compreendermos o processo de aprender além de
auxiliar todo o tratamento.
Quando
utilizamos algum medicamento sempre devemos ficar de olho porque se utilizarmos
outro medicamento em seguida pode acontecer uma interação medicamentosa, essa
interação nada mais é que um medicamento (droga) interfere na atuação de outro
medicamento (droga) essa simples combinação dá origem a diversos resultados
podendo assim potencializar uma droga ou outra. Devemos esperar em torno de 60
minutos para ingerir, pois o medicamento leva em torno de 20 minutos só no
estômago, e para finalizar todo o processo leva em torno de 1 hora, por esse
motivo devemos fazer um intervalo de medicamentopara não ocorrer uma interação
medicamentosa.No caso da Vodka (álcool) que também é uma droga, se ingerimos em
seguida qualquer medicação acontece uma interação medicamentosa,exemplo: no
casoRivotril que é um tranquilizante o individuo pode potencializar o efeito do
medicamento causando assim danos a sua saúde.
Em
geral os antidepressivos tricíclicos são utilizados para melhorar do humor,
porém eles trazem efeitos adversos para aprendizagem como: no inicio do
tratamento sedação e sonolência. Depois de um tempo agitação, insônia, tremores
nas mãos e dificuldade na concentração, todos esses fatores interferem no
processo de aprendizagem.
O
metilfenidato (Ritalina Ritalina La, Concerta) possuem efeitos em curto prazo e
longo prazo. Esses efeitos interferem naaprendizagem, dois exemplos: insônia,
ansiedade, pesadelo, choro, tristeza, falta de apetite, euforia, desinteresse
entre outros.O processo de aprendizagem é cognitivo é a memória e fundamental
para que isso aconteça, uma criança que sofre de insônia prejudica a sua
memória.Uma criança que apresenta ansiedade e euforia não consegue se concentrar
em algo que está realizando, a leitura é algo que exige atenção, concentração e
calma (emocional), principalmente no período de alfabetização onde a criança
está iniciando o processo de leitura e escrita.
O
uso desses medicamentos: Fenitoina, Hidantoinas ou Carbamazepina é para
controlar convulsões ebipolaridadepor esse motivo age diretamente no córtex
motor. Causando assim perda de equilíbrio e coordenação motora e problemas com
a memória. Lembrando que a memória de longo prazo é fundamental para armazenamento,
sendo assim essa memória é fundamental para aprendizagem. Uso do medicamento
Carbamazepina causa problemas com: memorização e atividades motoras
“coordenação e equilíbrio”, porém existem estratégias pedagógicas entre elas:
·
Coordenação
grossa: correr, bater palmas e saltar.
·
Coordenação
fina: recortar, colar, massa de modelar, escrever/movimento de pinça epintar.
·
Brincadeiras/
atividades recreativas.
·
Trabalhar
relação entre a leitura ”escrita” e a imagem.
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