terça-feira, 12 de setembro de 2017

A importância da Adaptação Curricular para Crianças que apresentam um quadro de TDAH co- morbidades
Precisamos urgentemente compreender  a importância da adaptação curricular para crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) com suas co- morbidades e isso não é um mentira e nem frescura, é algo muito  sério. Quando uma criança apresenta dois ou mais transtornos comportamentais, utilizamos o termo co-morbidades. Esse acontecimento não é raro em crianças com TDAH (Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade).
O diagnóstico do TDAH é clinico e está baseado no questionário DSM V, e deve ser realizado e diagnosticado somente por psiquiatra, neurologista ou neuropediatra.  Segundo a OMS o TDAH é um m Transtorno que possui algumas características entre elas: a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, essas por sua vez podem trazer algumas dificuldades escolares e emocionais,
Segundo OMS o TDAH afeta 5% da população mundial, é algo que deve ser levado muito a sério, não podemos fingir que ele não existe, pois essas crianças necessitam de apoio e compreensão e principalmente do tratamento correto.
Dentro das co- morbidades encontramos: TOD, TC e TT. TOD: Transtorno de oposição e desafio (desafiador), a criança com TOD apresenta restrição a qualquer autoridade, seja pai, mãe, tio, avó e até mesmo o professor. Lembrando nem toda a criança com TDAH tem TOD, o que acontece é uma frequência maior em crianças com TDAH. TOD e TDAH ambos afetam a aprendizagem por diversos motivos, o tratamento TDAH associado ao TOD deve acontecer em dois sentidos: a) Psicoterapia, acompanhamento psicopedagógico e neuropsicológico. b) Utilização de medicamentos, lembrando a medicação só pode ser passada pelo neurologista infantil, os medicamentos mais utilizados são metilfenidato ou risperidona. TC: Transtorno de conduta, é menos frequente que o TOD em crianças com TDAH, porém pode acontecer. As características principais de TC são agressão verbal, física, o comportamento dessa criança desrespeita os direitos básicos das outras. No caso do TC não se utiliza metilfenidato (deve se evitar o máximo possível). Existe uma opção além da psicoterapia para o TC, que é a utilização da medicação Bupropina. TT Transtorno de tiques, considerado movimentos complexos, ou ainda vocais. Nem toda TDAH tem o TT associado, porém deve ser investigado.
             Lembrando que a equipe multidisciplinar é fundamental, pois cada qual desenvolve o seu trabalho, exemplos: neuropsicologia é a ciência que estuda a conexão entre o sistema nervoso e o cognitivo, psiquiatria: faz parte da ciência da medicina que estuda os transtornos mentais, é também o profissional responsável para receitar alguns medicamentos para o tratamento, a musicoterapia auxilia no tratamento de alguns casos de complicação neurológica, psicologia e a pedagogia sempre estiveram no processo de aprendizagem da criança, porém ambas as ciências possuem suas especificações, fonoaudiologia: trabalha com a comunicação oral, como a fala e audição, neurologia é a especialidade da medicina que estuda Sistema Nervoso, psicomotricidade previne e realiza tratamentos que envolvem o desenvolvimento corporal, otorrinolaringologista: é área da medicina que se especializa em ouvido (Oto), nariz (rino) e laringe (laringo).

Cabe lembrar que todas as crianças têm o direito ao tratamento correto, e não podem sofrer nenhum preconceito principalmente em ambiente escolar, vale lembrar que a criação da lei de Inclusão Brasileira aconteceu em 2015 (Lei 13.146/2015), e aqui no Estado do Paraná também temos a DELIBERAÇÃO N.º 02/03, e no artigo Art. 5° As necessidades educacionais especiais são definidas pelos problemas de aprendizagem apresentados pelo aluno, em caráter temporário ou permanente, bem como pelos recursos e apoios que a escola deverá proporcionar objetivando a remoção das barreiras para a aprendizagem. Sendo assim a adaptação curricular deve acontecer, mesmo que muitas vezes não seja uma tarefa fácil, porém devemos parar de achar os porquês e sim realizar um olhar mais diferenciado e humano juntamente com a prática pedagógica.
Saliza Costa Pedroso
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Doutor Leocádio José Correia (2008). Tem 13 anos  de experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem Pós -Graduação Lato Sensu, Especialização em Neuropsicologia e Aprendizagem.
Diversos cursos de extensão na área da Educação, cursando Psicopedagogia Clinica e Institucioanal
http://professorasaliza.blogspot.com.br
Alguns artigos publicados no Portal da Educação entre eles: https://www.portaleducacao.com.br http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/59232/conhecendo-um-pouco-do-tda-h-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.


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