quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A gestação e o afeto, dois contribuintes primordiais para Aprendizagem.
A gestação é o primeiro passo para compreendermos alguns acontecimentos na vida de uma criança. Ela se dá início após a nidação (fixação da célula ovo na parede uterina), isso ocorre no máximo no sétimo dia após o ato sexual (concepção). Também é nesse período que se inicia a formação do Sistema Nervoso (responsável pela aprendizagem), na terceira semana o embrião tem por volta 1,4 mm de indício da formação Sistema nervoso, lembrando que a maioria das mulheres percebe que está grávidas somente após o atraso do ciclo menstrual esse fato acontece depois de quatro semanas. A partir dessa etapa começa o fechamento do tubo neural que no decorrer sofre dilatações e dá origem a formação do encéfalo.
Nos dias atuais médicos obstetras passam para a mamãe tomar o ácido fólico que auxilia o fechamento do tubo neural, na prática auxilia a formação do encéfalo.
            O encéfalo é um conjunto diretamente ligado ao tronco cerebral, sistema límbico, cérebro e cerebelo.
O cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto é de 1,3 até1, 6 Kg, e nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa todas as etapas da aprendizagem. Ele é constituído de uma massa rica de neurônios e células gliais e dividido em dois grandes hemisférios.
No processo de aprendizagem todo o SNC está envolvido, mas existem pontos fundamentais para a prática pedagógica, como os hemisférios cerebrais que está cem por cento interagindo na aprendizagem. Os hemisférios cerebrais são dois pontos telencefálicos que se desenvolveram formando assim, o Hemisfério Esquerdo e o Direito. Hemisfério Esquerdo está relacionado: cálculos matemáticos, fala escrita, compreensão linguística, relações espaciais qualitativas, leitura e a identificação de objetos, pessoas e animais. Hemisfério Direito e suas funções: compreensão da gramática normativa, reconhecimentos de categorias de objetos e pessoas, prosódia (pronuncia regular das palavras) e compreensão musical. Apesar das nomeações existem várias conexões entre os dois, principalmente de punho pedagógico, exemplo: a linguagem.
Cerebelo: é responsável pelo equilíbrio, postura, coordenação motora, tônus muscular. Ele que é responsável pela escrita, e pode ser três partes: arquicerebelo corresponde ao equilíbrio e os movimentos dos olhos, o paleocerebelo é o tônus muscular, e o neocerebelo que representa o movimento fino e assimétrico.

Afetividade uma palavra tão simples que faz toda a diferença para aprendizagem de uma criança, pois ela interliga todos os aspectos do desenvolvimento infantil, tais como o moral, emocional, físico intelectual e o cognitivo.
É importante refletir sobre a importância da afetividade para o desenvolvimento infantil, uma vez que é fundamental para as relações sociais da criança, pois através dela se manifestam sentimentos que influenciam na socialização, desenvolvimento físico, psicológico e intelectual.

Podemos concluir que a gestação é importante para a formação do SNC de uma criança, é um momento único para mamãe e seu filhinho, por esse motivo deve ser fantástico e desejado além do fator neurológico também temos o emocional.
Saliza Costa Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário