quinta-feira, 14 de setembro de 2017

   As dificuldades com a Matemática
            A matemática sempre fez parte do nosso cotidiano, na história da humanidade podemos verificar essa trajetória, desde aproximadamente nos 1.650 a.c quando Aahmeru (egípcio) escreveu em torno de 80 problemas matemáticos relacionados com o cotidiano das pessoas da época, o registro desse documento ficou conhecido como papiro AHMES.
            Outro povo que também fez história com o mundo dos números foram os romanos, criando o sistema numérico com as letras do alfabeto, exemplo: X =10.
            Em sequencia temos o povo hindu que desenvolveram o sistema decimal. Em assim por diante vários povos contribuíram para o mundo dos números, os árabes aperfeiçoaram a aritmética que iniciou- se na Índia; os gregos com a trigonometria e geometria; álgebra que iniciou- se com babilônicos, hindus e gregos.
            Os números fazem parte da nossa vida e da história da sociedade, um mundo sem números seria difícil de imaginar.
            Hoje sabemos que muitas crianças, adolescentes e até mesmo os adultos, apresentam dificuldades em relação aos números, isso reflete na disciplina que muitos acreditam ou pensam que é algo inexplicável, a nossa matemática.
            Alguns casos de dificuldade com os números estão relacionados ao emocional, afetivo e também a falta de estímulo, porém outros apresentam dificuldades que vai além do pedagógico e o psicológico, são eles: acalculia e discalculia.
Acalculia é perde de executar raciocínio aritmético assim como também de resolver cálculos, ela é causada por lesões nos hemisférios cerebrais.
Discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a nossa relação com os números e os conceitos matemáticos, apresentado dificuldades especificas. Essas aparecem de diversas maneiras: leitura de termos, símbolos, quantidades, números, comparação, compreensão de conceitos matemáticos, execução de cálculos e operações numéricas.
As causas de dificuldade em relação á matemática podem ser:
a) Neurológica, dentro desse quadro podemos classificar: 1) Acalculia e discalculia.
2) Epilepsia,TDAH,disfasia, dislexia, síndrome de Turner,síndrome do x frágil e também outras causas neurológicas.
b) A não neurológica: fatores sociais, emocionais e escolares.
            Porém qualquer que seja a causa da dificuldade deve - se procurar ajuda especializada, nunca tirar conclusões precipitadas.

Saliza Costa Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário