quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dislexia e a Disgrafia e como ambas podem ser diagnosticadas ainda no período de alfabetização para receber o tratamento correto
Sabemos que ler e escrever são atividades fundamentais para vida, principal nos anos iniciais que correspondem a alfabetização, quando esse processo apresenta alguma falha, devemos ficar atento, pois elas podem ocorrer de diversas maneiras, na questão pedagógica, emocional e principalmente o neurológica.
Para compreendermos o processo da leitura devemos entender o conceito neural desse acontecimento.  a) Acontece o processo visual de toda a palavra. b) Ocorre o processamento ortográfico lexical (que envolve o córtex temporal, frontal e pariental, todos localizados nos hemisférios cerebrais). c) Acontecimento fonológico lexical ocorre no giro temporal, em seguida o sublexical e por último o processo semântico. Nesse processo participam as principais áreas anatômicas da linguagem: a) Área de Broca, área Brodmann que são responsáveis por o planejamento oral e motor da linguagem. b) Área de Wernicke que se localiza no lobo temporal (o lobo temporal é sensitivo e possui diversas funções: olfato, memória, social e as informações auditivas). c) Lobo frontal realiza diversas funções entre elas: planejamento da fala “área de Broca”, controle de humor, movimento do corpo. Na criança esse lobo só completa a sua maturação por de seis e sete anos. d) Existem outros pontos importantes para escrita e leitura entre eles: circunvolução supramarginal (lobo pariental que é sensitivo). e) Fascículo arqueado que liga área de Broca e Wernicke. f) Circunvolução angular também conhecida como prega curva que é área 39 Brodmann.
            Aprender a ler não é processo isolado, mas sim complexo, pois envolve diversas áreas do encéfalo. Quando a criança realiza essa atividade, ela processa informações auditivas, visuais, fala concentração, identificação das letras (giro frontal inferior, parietotemporal e occipitotemporal).
            Dislexia se caracteriza pelo comprometimento de desenvolvimento de habilidade de palavras e compreensão da leitura (DSM-IV). Diferente do que muitos pensam a dislexia é um distúrbio neurológico que muitas vezes é diagnosticada em pessoas adultas e crianças com potencial intelectual normal, o tratamento é educacional (reeducação da linguagem escrita), mas o diagnóstico é clínico. “Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita” (Albert Einstein)

            A Disgrafia está associada ao grafomotora (parte motora da escrita) e crianças com intelectual normal pode apresentar essa dificuldade, pois é um transtorno que atinge somente a escrita, ela é caracterizada conforme (DSM-IV) das seguintes maneiras: erros de pontuação (excessivo), erros de ortografia e gramaticais. Muitas vezes também rotulada como letra feia, porém ela sozinha pode trazer grandes danos ao processo de leitura e escrita da criança, porque ela vem acompanhada de alguns fatores associados, por exemplo: dificuldades na lateralidade (funções perceptivas motoras), dificuldade extrema na transferência da letra caixa alta para a letra da letra cursiva (manuscrita), dificuldade em pegar o lápis, além disso, existem muitos casos de disgrafia com letras grandes, ou pequenas demais, quando utilizamos diversas maneiras para melhorar a letra da criança, e não obtivemos resultados devem sim ser investigadas as causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário