Dislexia
e a Disgrafia e como ambas podem ser diagnosticadas ainda no período de alfabetização
para receber o tratamento correto
Sabemos
que ler e escrever são atividades fundamentais para vida, principal nos anos
iniciais que correspondem a alfabetização, quando esse processo apresenta
alguma falha, devemos ficar atento, pois elas podem ocorrer de diversas
maneiras, na questão pedagógica, emocional e principalmente o neurológica.
Para
compreendermos o processo da leitura devemos entender o conceito neural desse
acontecimento. a) Acontece o processo
visual de toda a palavra. b) Ocorre o processamento ortográfico lexical (que
envolve o córtex temporal, frontal e pariental, todos localizados nos
hemisférios cerebrais). c) Acontecimento fonológico lexical ocorre no giro
temporal, em seguida o sublexical e por último o processo semântico. Nesse
processo participam as principais áreas anatômicas da linguagem: a) Área de
Broca, área Brodmann que são responsáveis por o planejamento oral e motor da
linguagem. b) Área de Wernicke que se localiza no lobo temporal (o lobo
temporal é sensitivo e possui diversas funções: olfato, memória, social e as
informações auditivas). c) Lobo frontal realiza diversas funções entre elas:
planejamento da fala “área de Broca”, controle de humor, movimento do corpo. Na
criança esse lobo só completa a sua maturação por de seis e sete anos. d)
Existem outros pontos importantes para escrita e leitura entre eles:
circunvolução supramarginal (lobo pariental que é sensitivo). e) Fascículo
arqueado que liga área de Broca e Wernicke. f) Circunvolução angular também
conhecida como prega curva que é área 39 Brodmann.
Aprender a ler não é processo
isolado, mas sim complexo, pois envolve diversas áreas do encéfalo. Quando a
criança realiza essa atividade, ela processa informações auditivas, visuais,
fala concentração, identificação das letras (giro frontal inferior,
parietotemporal e occipitotemporal).
Dislexia se caracteriza pelo
comprometimento de desenvolvimento de habilidade de palavras e compreensão da
leitura (DSM-IV). Diferente do que muitos pensam a dislexia é um distúrbio
neurológico que muitas vezes é diagnosticada em pessoas adultas e crianças com
potencial intelectual normal, o tratamento é educacional (reeducação da
linguagem escrita), mas o diagnóstico é clínico. “Quando leio, somente escuto o
que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita”
(Albert Einstein)
A Disgrafia está associada ao
grafomotora (parte motora da escrita) e crianças com intelectual normal pode
apresentar essa dificuldade, pois é um transtorno que atinge somente a escrita,
ela é caracterizada conforme (DSM-IV) das seguintes maneiras: erros de
pontuação (excessivo), erros de ortografia e gramaticais. Muitas vezes também
rotulada como letra feia, porém ela sozinha pode trazer grandes danos ao
processo de leitura e escrita da criança, porque ela vem acompanhada de alguns
fatores associados, por exemplo: dificuldades na lateralidade (funções perceptivas
motoras), dificuldade extrema na transferência da letra caixa alta para a letra
da letra cursiva (manuscrita), dificuldade em pegar o lápis, além disso,
existem muitos casos de disgrafia com letras grandes, ou pequenas demais,
quando utilizamos diversas maneiras para melhorar a letra da criança, e não
obtivemos resultados devem sim ser investigadas as causas.
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