quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O caminho fabuloso da aprendizagem no Sistema Nervoso desde a primeira infância
Podemos entender que o processo de aprendizagem é algo individual, porque aconteça de diferentes maneiras e etapas.  A aprendizagem conforme a neurobiologia, significa modificações nas redes neurais, isso quer dizer que o ato de aprender envolve diversos fatores, como as estruturas neurais desde sua formação anatômica, histológica, bioquímica e também a emocional. Então aprender é algo complexo e vai além da sala de aula.
            Para compreendermos todo esse processo de aprendizagem, é necessário conhecer as principais estruturas do Sistema Nervoso Central, desde a formação até as inúmeras funções que ele exerce no momento da aprendizagem.
            Os estudos e as descobertas da neurologia, psicologia, fisiologia, pedagogia antropologia e neuropsicologia confirmam que o sucesso da aprendizagem depende do emocional, social e neurofisiológico da criança.
Visando assim que a que a aprendizagem é uma ligação de três pontos: vivência, experiência e conhecimento científico, a criança aprende algo de punho significativo para sua vida, exemplo: ler e escrever, essa é a visão da pedagogia.
            A psicologia refere-se aprendizagem da seguinte forma: modificações neurais através dos cinco sentidos, provocando assim a formação de redes neurais.
            A visão neurobiológica, aprendizagem é o processo de sinapses que o cérebro sofre.
            As três ciências afirmam que a aprendizagem, faz parte do ser humano, e ela está presente na nossa vida, ou seja podemos aprender a vida inteira de diferentes formas e maneiras.
O sistema nervoso está divido em: SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema nervoso periférico). O sistema nervoso central é constituído pela medula espinhal e pelo encéfalo. O SNP é constituído por vários gânglios nervosos, formando assim uma rede de nervos.
A histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas fundamentais para o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são responsáveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabemos que atualmente possuímos 100 bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os neurônios possuem uma atividade especial a capacidade de aprender, cada neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100 mil impulsos por segundo.
Na primeira infância (zero a três anos) ainda os neurônios não estão ligados em rede, porém possuem esta habilidade. Conforme os estímulos que a criança recebe, começa acontecer à formação da primeira rede neural.
Conforme Molcho (2007) “a ciência descobriu que o cérebro ainda não está maduro no período posterior ao nascimento”. Ele se desenvolve durante os primeiros quatro meses de vida como se a consciência cognitiva tivesse aprendendo com o inconsciente, nesses meses em que os processos cerebrais estão se formando, o bebê precisa do maior número possível de estímulos e também deve passar por diversas experiências, contribuindo para novas aprendizagens.

A curiosidade é vital ao ser humano, pois somos curiosos por natureza. O bebê deseja explicar ambiente, um comportamento inato, pois tem necessidades cognitivas, assim ocorre a aprendizagem. 

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