O caminho fabuloso da aprendizagem no
Sistema Nervoso desde a primeira infância
Podemos
entender que o processo de aprendizagem é algo individual, porque aconteça de
diferentes maneiras e etapas. A
aprendizagem conforme a neurobiologia, significa modificações nas redes
neurais, isso quer dizer que o ato de aprender envolve diversos fatores, como
as estruturas neurais desde sua formação anatômica, histológica, bioquímica e
também a emocional. Então aprender é algo complexo e vai além da sala de aula.
Para compreendermos todo esse
processo de aprendizagem, é necessário conhecer as principais estruturas do
Sistema Nervoso Central, desde a formação até as inúmeras funções que ele
exerce no momento da aprendizagem.
Os
estudos e as descobertas da neurologia, psicologia, fisiologia, pedagogia
antropologia e neuropsicologia confirmam que o sucesso da aprendizagem depende
do emocional, social e neurofisiológico da criança.
Visando
assim que a que a aprendizagem é uma ligação de três pontos: vivência,
experiência e conhecimento científico, a criança aprende algo de punho
significativo para sua vida, exemplo: ler e escrever, essa é a visão da
pedagogia.
A
psicologia refere-se aprendizagem da seguinte forma: modificações neurais
através dos cinco sentidos, provocando assim a formação de redes neurais.
A visão neurobiológica, aprendizagem
é o processo de sinapses que o cérebro sofre.
As três ciências afirmam que a
aprendizagem, faz parte do ser humano, e ela está presente na nossa vida, ou
seja podemos aprender a vida inteira de diferentes formas e maneiras.
O
sistema nervoso está divido em: SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema
nervoso periférico). O sistema nervoso central é constituído pela medula
espinhal e pelo encéfalo. O SNP é constituído por vários gânglios nervosos,
formando assim uma rede de nervos.
A
histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas fundamentais para
o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são responsáveis para
o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabemos que atualmente possuímos 100
bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os
neurônios possuem uma atividade especial a capacidade de aprender, cada
neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100
mil impulsos por segundo.
Na
primeira infância (zero a três anos) ainda os neurônios não estão ligados em
rede, porém possuem esta habilidade. Conforme os estímulos que a criança
recebe, começa acontecer à formação da primeira rede neural.
A
curiosidade é vital ao ser humano, pois somos curiosos por natureza. O bebê
deseja explicar ambiente, um comportamento inato, pois tem necessidades
cognitivas, assim ocorre a aprendizagem.
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