domingo, 14 de fevereiro de 2016

 O papel das emoções e sentimentos no processo de aprendizagem
O professor é a peça fundamental para o processo da aprendizagem, quando este profissional da educação trabalha com os sentimentos e emoções de seus alunos a aula em si se torna algo significativo, fazendo assim a construção do ser humano.  Nos dias de hoje ensinar não pode ser visto simplesmente como uma conta bancária, onde somente o professor deposita conhecimento, pois os alunos estão cada vez mais informados e dinâmicos, uma sala de aula sem experiência de vida, sem sabedoria e sem conhecimento e informação se torna algo desgastante e sem importância.
Segundo Alves (2003)” Lamento dizer isto: tive poucos mestres que admirasse”. Muitas vezes o professor é a referência de seu aluno, pois ele que alimenta sentimentos de conquista, autoestima, inteligência, e sede pelo   conhecimento, e quando o professor cumpre este papel faz com que aluno sinta vontade de aprender cada vez mais. Pois grandes mestres transformam toda uma sociedade através de seus discípulos (alunos), que mudam o seu contexto social. 
         Ouvir é um dos cinco sentidos do ser humano, e a principal ferramenta que o professor possui. É necessário que o professor escute as necessidades de seus alunos, pois quando há um diálogo em sala de aula a aprendizagem se torna significativa, porque o professor que escuta seus alunos, ele provavelmente saberá quais são as necessidades e as curiosidades. Assim fará um planejamento conforme o perfil da turma, atendendo ambas as partes, a criança como também o conteúdo pedagógico.
Através do diálogo o professor também pode reconhecer as necessidades e as dificuldades dos alunos em relação ao conhecimento. O tom de voz em sala de aula também é fundamental para que ocorra um bom diálogo, pois o professor que só grita consegue poucos resultados. Para atingir uma boa relação com a turma o professor deve falar com simplicidade, conhecer o nível de conhecimentos de seus alunos, abordar temas complexos e variar o tom de voz. 
E quando o professor conhece seu aluno, sua história ele aprende a fazer parte deste processo, tornando assim importante para o aluno e a sociedade, pois a partir do momento que o professor conhece as necessidades de seus alunos, ele provavelmente fará uma aula inesquecível e de grande significado contribuindo assim para construção do ser humano melhor. Segundo Alves (2003) “A presença do aluno nas aulas não é garantia de aprendizagem...” Fazer com que o aluno esteja em sala de aula não dá garantia de seu interesse, pois para que isso aconteça cabe ao mestre despertar a sede do saber, sei que não é uma tarefa fácil, mas posso dizer que o professor é um dos profissionais que mais acredita na sociedade.
O verdadeiro professor deseja que o aluno o supere, pois assim terá realizado a sua missão de educar para vida, e para que seja completada é necessário muito conhecimento e afeto. O aluno pode esquecer um dia o que ele ensinou, mas não se esquecerá do seu sorriso, simplicidade e respeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário