O Sistema Nervoso Central e sua enorme participação
direta na aprendizagem
SNC deve ser visto de um modo
multinivel sem nenhuma hierarquia, pois o processo da aprendizagem ocorre em
vários níveis se tronando algo complexo.
A histologia nos mostra, por exemplo,
as duas células nervosas fundamentais para o ato de aprender o neurônio e o
gliócito (gliais) ambas são responsáveis para o desenvolvimento da
aprendizagem. Hoje sabe-se que atualmente possuímos 100 bilhões de neurônios,
cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os neurônios possuem uma
atividade especial a capacidade de aprender, cada neurônio realiza 60 mil
sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100 mil impulsos por segundo.
O neurônio constitui-se de uma
formação celular onde no seu corpo se encontra terminais de comunicação como: axônio,
dentritos e teledendros.
OO axônio é um prolongamento do
neurônio onde sua função é conduzir os impulsos elétricos. Os dendritos são
responsáveis pela recepção de estímulos nervosos.
Os
neurônios se comunicam através das sinapses (neurotransmissor) química e
elétrica. A neurotransmissão química está conectada diretamente a aprendizagem
já elétrica está relacionada ao desenvolvimento neuropsicomotor que interfere
no aprender.
Na primeira infância (zero a três
anos) ainda os neurônios não estão ligados em rede, porém possuem esta
habilidade. Conforme os estímulos que a criança recebe, começa acontecer à
formação da primeira rede neural. Pode-se compreender assim que os eventos
químicos e fisiológicos estão a todo momento presente no processo de
aprendizagem.
As células gliais (gliócito) se
modificam no momento que recebe alguma informação nova, exemplo: no momento da
alfabetização a crianças recebe vários estímulos e conceitos sobre a escrita e
leitura, nesse exato momento acontece modificações nas células nervosas.
O encéfalo é um conjunto diretamente
ligado ao tronco cerebral, sistema límbico, cérebro e cerebelo. O tronco
cerebral áreas vitais como respiração e ciclo do sono vigília, e está
interligado a primeira unidade funcional de Luria.
Bulbo é responsável pela pressão
sanguínea, ritmo cardíaco, dor e respiração. Na aprendizagem ele pode
interferir da seguinte maneira; sonolência e falta de energia, principalmente
se a acriança faz algum uso de medicamento. Cerebelo: é responsável pelo
equilíbrio, postura, coordenação motora, tônus muscular. Ele que é responsável
pela escrita, e pode ser em três partes: arquicerebelo corresponde ao
equilíbrio e os movimentos dos olhos, o paleocerebelo é o tônus muscular, e o
neocerebelo que representa o movimento fino e assimétricos, na prática
pedagógica é a nossa a letra cursiva.
O cérebro é o órgão mais importante
para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano Ele é constituído
de uma massa rica de neurônios e células gliais e dividido em dois grandes
hemisférios. Hemisfério Esquerdo está relacionado: cálculos matemáticos, fala,
escrita, compreensão linguística, relações espaciais qualitativas, leitura e a
identificação de objetos, pessoas e animais.
Hemisfério Direito e suas funções:
compreensão da gramática normativa, reconhecimentos de categorias de objetos e
pessoas, prosódia (pronuncia regular das palavras) e compreensão musical, então
podemos concluir que a aprendizagem acontece no SNC.
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