quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Sistema Nervoso Central e sua enorme participação direta na aprendizagem
SNC deve ser visto de um modo multinivel sem nenhuma hierarquia, pois o processo da aprendizagem ocorre em vários níveis se tronando algo complexo.
A histologia nos mostra, por exemplo, as duas células nervosas fundamentais para o ato de aprender o neurônio e o gliócito (gliais) ambas são responsáveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje sabe-se que atualmente possuímos 100 bilhões de neurônios, cada um com diferentes funções e formatos, além disso, os neurônios possuem uma atividade especial a capacidade de aprender, cada neurônio realiza 60 mil sinapses e conexões, exemplo: cada conexão recebe 100 mil impulsos por segundo.
O neurônio constitui-se de uma formação celular onde no seu corpo se encontra terminais de comunicação como: axônio, dentritos e teledendros.
OO axônio é um prolongamento do neurônio onde sua função é conduzir os impulsos elétricos. Os dendritos são responsáveis pela recepção de estímulos nervosos.
Os neurônios se comunicam através das sinapses (neurotransmissor) química e elétrica. A neurotransmissão química está conectada diretamente a aprendizagem já elétrica está relacionada ao desenvolvimento neuropsicomotor que interfere no aprender.
Na primeira infância (zero a três anos) ainda os neurônios não estão ligados em rede, porém possuem esta habilidade. Conforme os estímulos que a criança recebe, começa acontecer à formação da primeira rede neural. Pode-se compreender assim que os eventos químicos e fisiológicos estão a todo momento presente no processo de aprendizagem.
As células gliais (gliócito) se modificam no momento que recebe alguma informação nova, exemplo: no momento da alfabetização a crianças recebe vários estímulos e conceitos sobre a escrita e leitura, nesse exato momento acontece modificações nas células nervosas.
O encéfalo é um conjunto diretamente ligado ao tronco cerebral, sistema límbico, cérebro e cerebelo. O tronco cerebral áreas vitais como respiração e ciclo do sono vigília, e está interligado a primeira unidade funcional de Luria.
Bulbo é responsável pela pressão sanguínea, ritmo cardíaco, dor e respiração. Na aprendizagem ele pode interferir da seguinte maneira; sonolência e falta de energia, principalmente se a acriança faz algum uso de medicamento. Cerebelo: é responsável pelo equilíbrio, postura, coordenação motora, tônus muscular. Ele que é responsável pela escrita, e pode ser em três partes: arquicerebelo corresponde ao equilíbrio e os movimentos dos olhos, o paleocerebelo é o tônus muscular, e o neocerebelo que representa o movimento fino e assimétricos, na prática pedagógica é a nossa a letra cursiva.
O cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano Ele é constituído de uma massa rica de neurônios e células gliais e dividido em dois grandes hemisférios. Hemisfério Esquerdo está relacionado: cálculos matemáticos, fala, escrita, compreensão linguística, relações espaciais qualitativas, leitura e a identificação de objetos, pessoas e animais.
Hemisfério Direito e suas funções: compreensão da gramática normativa, reconhecimentos de categorias de objetos e pessoas, prosódia (pronuncia regular das palavras) e compreensão musical, então podemos concluir que a aprendizagem acontece no SNC.


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